terça-feira, 2 de dezembro de 2008

1º Café Filosófico_A semente




Domingo passado realizou-se no Clube Literário do Porto o primeiro Café Filosófico organizado pela nossa revista (Um Café).

Passaram por lá cerca de 40 pessoas, muitas das quais participaram activamente e contribuiram para um fim de tarde bem passado a discutir filosóficamente

Agradecemos a presença de todos e convidamo-los a juntarem-se a nós, todos os últimos domingos de cada mês no mesmo sítio à mesma hora (CLP, às 16h00).


Resumo do 1º Café Filosófico

Este Café Filosófico foi dividido em duas sessões.
Na primeira sessão leu-se e problematizou-se um excerto de uma novela filosófica para crianças escrita por Mathew Lipman: "Pimpa". O texto analisado aborda a temática do Eu e do corpo, do pertencer, etc.

Agenda de discussão da primeira sessão:

- Quem sou eu para lá do meu corpo?
- O Eu muda com mudanças corporais?
- Sou uno ou uma multiplicidade de seres?
- Que haverá em mim que seja do outro?
- Quem é o Bruno?
- É possível viver no silêncio?
- De onde vim, onde estou e para onde vou?
- Que parte de mim me pertence?


Na segunda sessão, moderada pela Joana Sousa, fez-se um resumo do filme The Bicentennial Man (uma vez que problemas técnicos impediram a projeccção prevista de um pequeno excerto) e continuou-se a discutir problemas relacionados com Eu: a Identidade Pessoal, a Consciência e a Essência do Ser Humano (assim como a pertinência de se discutir a Essência do Ser Humano). Discutiu-se ainda a possibilidade de as máquinas sentirem emoções e andou-se às voltas do problema da imortalidade.


O que se diz por aí sobre:

Problema Mente - Corpo - O debate entre "somos só corpo" (materialismo) e "somos corpo e mente" (dualismo) visto por John Searl no You Tube.

Identidade Pessoal - "A Identidade Pessoal trata de questões levantadas acerca de nós mesmos em virtude de sermos Pessoas. Muitas destas questões são bastante prosaicas e ocorrem a todos nós, tais como: O que sou eu? Quando é que eu comecei a ser eu? Que me vai acontecer quando morrer? Outras são um pouco mais obscuras. A Identidade Pessoal tem sido discutida desde as origens da filosofia ocidental e quase todas as suas grandes figuras têm algo a dizer sobre o tema." Personal Identity em Stanford Encyclopedia of Philosophy.

A título de exemplo, John Locke defendeu no seu "Ensaio sobre o Entendimento Humano" que devemos distinguir entre ser humano e indivíduo, e que é a consciência e a continuidade da memória que nos indica que há uma Identidade Individual entre o mesmo indivíduo com 5 anos e com 90.

Thomas Reid opôs-se a este critério lockeano de Identidade Indivídual. Para ele esta ideia conduzia a que alguém com 90 anos e que não se lembrasse da sua infância não seria o mesmo indivíduo.

Consciência - "O verdadeiro problema da consciência (hard problem of consciousness) é saber como é que processos físicos no cérebro dão lugar a experiências subjectivas na mente (cores, sons, emoções, ideias, etc)." Entrevista a David Chalmers no YouTube.

Essência - "O elemento básico ou primário do ser de uma coisa; a natureza da coisa ou aquilo sem a qual ela não poderia ser o que é. Uma coisa não pode perder a sua essência sem deixar de existir." em Dicionário de Filosofia de Simon Blackburn

Emoções 1 Keith Oatley; Emoções 2 António Damásio; Emoções 3 Ronald de Sousa

Imortalidade - Podemos crer na imortalidade pois acreditamos numa alma eterna (argumento metafísico), ou porque acreditamos que os justos devem ser recompensados com a vida eterna (argumento moral), ou porque acreditamos nos relatos que ouvimos de uma vida além morte, de um túnel de luz, de experiênias post mortem, etc. No entanto nenhum destes argumentos me parece suficientemente forte. Podemos ainda acreditar, com Platão, que atingir a imortalidade não é viver para sempre mas viver fora do tempo, numa dimensão atemporal. No entanto outra questão se coloca acerca da Imortalidade e essa questão é: quereriamos viver para sempre?


Sem comentários: