domingo, 30 de junho de 2013

174º CAFÉ FILOSÓFICO_JARDIM BOTÂNICO


"O que separa o Homem do Animal?"

Esta foi a pergunta do último Café Filosófico, o primeiro na Casa Andresen (Jardim Botânico do Porto).
A partir do tema escolhido pelo grupo, "Humanidade/Animalidade", avançámos cautelosamente algumas ideias como a de uma diferença "gradativa" e não radical entre homens e animais, sugeriram-se algumas hipóteses como a de "cultura", "complexidade cognitiva" e "capacidade de abstracção" para distinguir um do outro, mas nenhuma deixou de ser posta em causa e problematizada, pelo que o pensamento não parou por aí.

Ao longo da sessão foram sendo trilhados alguns novos caminhos com novas perspectivas e problematizações sobre o tema: "Somos melhores que os animais", "Existe espírito ou apenas existe matéria?", "O que é o espírito", "Quando surgiu o espírito?"

Como de costume saímos deste diálogo com a sensação de termos andado em círculos procurando compreender um pouco melhor um determinado problema ou aspecto da realidade e de, provavelmente, não termos verdadeiramente saído do sítio. Mas tanto melhor, a Casa Andresen é um "sítio" lindíssimo ao qual iremos seguramente voltar para saborear mais momentos de diálogo como este. Momentos que valem pela própria vivência do diálogo em si e não tanto pelas conclusões a que se chega ou decisões que se toma.

Até Breve.

Sem comentários: